quarta-feira, 27 de março de 2013

UMA MOCIDADE FORTE

"Ninguém despreze a tua mocidade; pelo contrário, torna-te padrão dos fiéis, na palavra, no procedimento, no amor, na fé, na pureza." 1 Timóteo 4:12. 


A juventude é uma fase empolgante da vida. É cheia de vigor, marcada por sonhos grandiosos e sublime idealismo. Ser jovem cristão neste mundo, entretanto, é um grande desafio, pois a juventude, de forma geral, está sem referencial, confusa, sem valores absolutos e sem alvos definidos. 

O jovem cristão, nesta sociedade, tem uma grande responsabilidade. Conforme disse Paulo a Timóteo, temos que ser modelos na palavra, no procedimento, no amor, na fé e na pureza. Temos que guardar puro o nosso caminho pela observância cuidadosa da Palavra de Deus. Como jovens, temos que ser uma geração santa, fiel, que conheça a DEUS na intimidade. 

Deus está buscando uma mocidade comprometida com ele, santa, pura e digna da sua elevada vocação. Jovens que se empolguem com os projetos do Reino de Deus e não com as coisas deste mundo posto no maligno. Ele quer levantar uma geração jovem que conheça a intimidade do altar, que tenha uma vida cheia de oração, que se alegre no louvor ao DEUS VIVO e que testemunhe com ousadia o Evangelho da cruz.

VIA: Cada Dia - LCP (da Igreja Presbiteriana)

O caminho dos retos


Hoje vamos meditar em Provérbios 16: 17 "O caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma."

Primeiramente, o que é o caminho dos retos no versículo?

É justamente como diz o versículo na primeira parte, o caminho dos retos é desviar-se do mal, os retos levam a vida com integridade, correta segundo a vontade de DEUS. O caminho dos retos é fazer o que convém a DEUS e não à própria vontade humana, pecadora e falha, mal. É a direção para uma vida reta. E é importante lembrar que por nós mesmos não conseguimos fazer isto, se levamos uma vida reta é porque o Espírito Santo de DEUS trabalha em nossos corações, em nossas vidas. Somos falhos, pecadores e não temos nada de bom, tudo que há de bom em nós vem de DEUS. É  a sua graça sobre nós. 

Agora a parte "b" do versículo, o que quer dizer: o que guarda o caminho preserva a sua alma?

Aqui fica bem clara, a mensagem da parte do versículo, a pessoa que guarda (protege) o caminho dos retos, ou seja, que leva essa vida em integridade, guardando-se do caminho do mal, preserva a alma. 


Devemos seguir o caminho dos retos, para preservarmos nossa alma, livrando do mal e agradando ao SENHOR, agindo conforme a sua vontade. Mas lembre-se peça ao SENHOR para lhe ajudar a guardar o caminho dos retos, pois nós não conseguimos isso sozinhos, precisamos da graça e da intervenção do Espírito Santo para alcançar isto. 


Atenciosamente,

Ruth Maressa Nolêto Duarte (autora do blog)

Qual o Padrão de Beleza que devo seguir?


Primeiramente vamos amos ver, 

O QUE É PADRÃO DE BELEZA?

É o tipo de beleza imposto pela sociedade. Exemplo: para ser bonita você tem que ser magra, alta, corpo escultural, dentes perfeitos etc. Aí então, para a sociedade você "TEM BOA APARÊNCIA", caso o contrário, você não é bem ACEITA ou bem vista pela sociedade. Ou seja, é um padrão. 

Por outra lado, temos o PADRÃO DE BELEZA de DEUS, que é bem diferente pelo imposto pela sociedade. A SOCIEDADE olha a APARÊNCIA exterior, DEUS olha o CORAÇÃO. Para DEUS de nada adianta você ser bela por fora e ser como um fruto podre por dentro. Do que adianta ser linda por fora e ser uma pessoa desobediente aos pais, que faz coisas erradas e escondidas, ser uma pessoa falsa, e que desobedece a DEUS? O valor de uma mulher virtuosa e temente a DEUS vale muito mais que finas jóias ou bela aparência exterior. DEUS honra aquelas que agem conforme a sua vontade e não a do mundo (sociedade). 

Repense, reveja seus conceitos e veja que PADRÃO DE BELEZA REALMENTE IMPORTA e DEVE SEGUIR. É como diz a Palavra de DEUS em Provérbios 31: 30 "Enganosa é a graça, e vã, a formosura, mas a mulher que teme ao SENHOR, essa será louvada."


Por,

Ruth Maressa Nolêto Duarte (autora do blog)