quarta-feira, 27 de março de 2013

O caminho dos retos


Hoje vamos meditar em Provérbios 16: 17 "O caminho dos retos é desviar-se do mal; o que guarda o seu caminho preserva a sua alma."

Primeiramente, o que é o caminho dos retos no versículo?

É justamente como diz o versículo na primeira parte, o caminho dos retos é desviar-se do mal, os retos levam a vida com integridade, correta segundo a vontade de DEUS. O caminho dos retos é fazer o que convém a DEUS e não à própria vontade humana, pecadora e falha, mal. É a direção para uma vida reta. E é importante lembrar que por nós mesmos não conseguimos fazer isto, se levamos uma vida reta é porque o Espírito Santo de DEUS trabalha em nossos corações, em nossas vidas. Somos falhos, pecadores e não temos nada de bom, tudo que há de bom em nós vem de DEUS. É  a sua graça sobre nós. 

Agora a parte "b" do versículo, o que quer dizer: o que guarda o caminho preserva a sua alma?

Aqui fica bem clara, a mensagem da parte do versículo, a pessoa que guarda (protege) o caminho dos retos, ou seja, que leva essa vida em integridade, guardando-se do caminho do mal, preserva a alma. 


Devemos seguir o caminho dos retos, para preservarmos nossa alma, livrando do mal e agradando ao SENHOR, agindo conforme a sua vontade. Mas lembre-se peça ao SENHOR para lhe ajudar a guardar o caminho dos retos, pois nós não conseguimos isso sozinhos, precisamos da graça e da intervenção do Espírito Santo para alcançar isto. 


Atenciosamente,

Ruth Maressa Nolêto Duarte (autora do blog)

Nenhum comentário:

Postar um comentário