quarta-feira, 28 de julho de 2010

Gravidez Precoce, ou seja Gravidez na Adolescência



- Mudanças de rumo


- Propostas e soluções

Cresce, cada vez mais, o número de meninas grávidas. Um em cada quarto partos atendidos pela RedeHospitalar do SUS, é de mulheres abaixo de 19 anos. Adolescentes, que ainda estão se transformando fisicamente e psicologicamente, dão à luz e ganham a responsabilidade de criar e sustentar uma outra criança. Os números assustam: no ano passado foram mais de 32.000 partos de meninas entre 10 e 14 anos.

A gravidez precoce tornou-se um problema de saúde pública não só no Brasil, mas no mundo inteiro. Nos Estados Unidos a ex-primeira dama e hoje senadora Hilary Clinton recomendou a abstinência sexual para diminuir as estatísticas. Na França o Ministério da Saúde autorizou que os adolescentes tomassem, com a supervisão de infermeiras escolares, a pílula do dia seguinte, sem necessidade de receita médica.

O coordenador da area técnica de saúde do adolescente, Guilbert Ernesto de Freitas Nobre,do Ministério da saúde, acredita que o problema seja também de ordem social, não só de saúde. “Esta gestação mostra que a adolescente não foi orientada corretamente e que o casal não utilizou os métodos anticoncepcionais. Além disso, o acesso a pílula, por exemplo, ainda é difícil, visto que não há permissão da sociedade para que a garota esteja sexualmente ativa”ressalta o coordenador.

Conclusão: A menina se envolve, tem relações sexuais, e não recebe a orientação e os cuidados satisfatórios, tanto em relação a gravidez como para prevenir as DST’s (Doenças Sexualmente Transmissíveis).

Mudança de rumo

A gravidez marca a vida e o destino da adolescente. Muitas vezes ela abandona a escola, comprometendo seu desenvolvimento professional e pessoal. “A legislação garante o direito da grávida de afastar-se temporariamente da escola. Nos hospitais procura-se consolidar a “humanização do parto” para que ela faça os exames necessários, receba assistência pré-natal e seja orientada para que não abandone a escola” ressalta Guilbert.

Nesse momento tão delicado, torna-se fundamental o apoio do companheiro, dos amigos e principalmente dos pais e da família. A vida da menina irá passer por grandes transformações e ela precisará de pessoas que a auxiliem. Após o parto, deve-se garantir o acesso a anticoncepcionais, para evitar uma segunda gravidez, que complicará ainda mais a situação que ela se encontra.

Propostas e Soluções

Como evitar que isso aconteça? As escolas e hospitais precisam estar bem estruturados e os professores e orientadores preparados para responder às dúvidas em relação à sexualidade de seus alunos. Guilbert Nobre afirma que os Ministérios da Saúde e da Educação já estão providenciando materiais educacionais, para a capacitação das redes, postos, hospitais e escolas. A adolescente será inserida, também, no programa de saúde da mulher, que já existe, recebendo a orientação adequada para prevenir a gravidez.

A sociedade também precisa contribuir. Para que os indices sejam reduzidos, os pais devem estimular a discussão de uma maneira aberta. Não adianta finger que nada está acontecendo e, dessa forma, impedir que os jovens tomem as medidas anticoncepcionais necessárias. “Hipocrisia e falso moralismo não funcionam. Diálogo e educação são imprescindíveis para que os preconceitos sejam quebrados. Assim os adolescents terão o conhecimento e a permissão social para terem relações sexuais, de puma forma consciente e responsável” conclui o coordenador.


Poema sobre Gravidez na Adolescência:


Descuido

Sou fruto de um descuido


Ato feito impensado


Mas que a partir de agora


Terá que ser


Tratado com cuidado


Gostaria de ter


Sido planejado


Mas por descuido


Vim sem ser convidado


Não sei se vou ter nome


Ou se vou ser abortado


Mas no fundo eu gostaria


De ser tratado com carinho


Amor e cuidado

(Bruna e Paloma T C24)



E termina assim a história de uma garota que ontem era menina e hoje Mãe! Agora terá que criar e sustentar  outra criança! Pois ela é uma e seu filho outra! Cuide-se eu aconselho a não se prevenir mas sim não pensar nisso! Pensar nos estudos e em sua vida! Deixe isso pra depois, quando você for adulta, uma mulher de verdade!

Pense antes, pois depois pode ser tarde! E não aborte seu filho! pois se vc já está grávida a culpa é de vc e de com quem vc fez a criança, e nao da criança! Pois ela é uma vida bela e inocente e nao tem culpa disso! Cuide-se !