sábado, 9 de outubro de 2010

Por que devo perdoar?





"Perdão". Eta, palavrinha complicada não?! Como perdoar aquela pessoa que fala mal de você para todo mundo? Como perdoar um pai que nunca está presente? Como perdoar a traição de uma pessoa que você tanto confiava? Como perdoar a amiga que contou para alguém aquele segredo tão importante? Como perdoar aqueles que tiram a vida de pessoas inocentes? Como perdoar os que matam por dinheiro? Como perdoar pessoas que passam por cima de tudo e todos só para obter poder?

Perdoar e pedir perdão, é com certeza uma das coisas mais difíceis que existem, se não for a mais difícil. É muito fácil dizer que perdoamos alguém, mas bem diferente é isso acontecer lá no coração, onde aparentemente ninguém pode ver. Ninguém, a não ser Deus. Ele vê tudo, Ele sabe tudo e conhece o seu coração mais do que qualquer. Afinal, qual é a importância do perdão? Por que é necessário perdoar pessoas que são culpadas?

Em João 8.2-11 temos uma história bastante interessante. Não vou colocar a passagem da Bíblia aqui, para o texto não ficar ainda maior, mas vou contar resumidamente.


Lá estava Jesus, quando os escribas e os fariseus trouxeram a ele uma mulher que havia sido apanhada em adultério, e lhe perguntaram o que eles deveriam fazer, já que pelas leis de Moisés ela deveria ser apedrejada. Jesus apenas respondeu que aquele que nunca havia pecado que atirasse a primeira pedra. Então um a um dos que estavam ali se retiram restando apenas a mulher e Jesus, que lhe disse para ir embora e não mais pecar.
Que lição podemos tirar dessa passagem?

1) Deus oferece o seu perdão

Não existe um único homem que nunca houvesse pecado. Eu, pequei, você pecou, todos nós pecamos, e devido a isso não merecemos estar na presença de Deus.

Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; (Romanos 3.23)

A consequência para o pecado é a morte. Todos nós merecemos morrer. Mas Deus na sua infinita misericódia enviiou Jesus Cristo para que morresse em nosso lugar, por amor a nós, e através da sua morte os nossos pecados foram perdoados

Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor. (Romanos 6.23)


Se Deus nos perdoou, porque não podemos perdoar as pessoas que nos cercam?

Aí, você vai dizer: "Mas eu não sou Deus, sou humano". Sim claro, somos humanos, mas Jesus disse que devíamos seguir os seus passos, e que em seu nome faríamos coisas ainda maiores do que Ele fez. Deus nos deu esse poder. Por que teria ele deixado de fora a capacidade de perdão?É claro que ele não fez isso.

Lembra a famosa oração do "Pai nosso" que Jesus ensinou e que é constantemente repetida por crentes no mundo inteiro? O que ela dizia mesmo?

"Perdoai as nossas dívidas, assim como nós perdoamos aos nossos devedores"

Nós seremos julgados por Deus na mesma medida que julgamos as outras pessoas. Isso é muito sério. Se não perdoamos, não seremos perdoados. E não estou dizendo daquele "Eu te desculpo" dito da boca pra fora. Mas um perdão lá no íntimo mesmo. Veja como é o perdão de Deus:


Eu mesmo sou o que apago as tuas transgressões por amor de mim, e dos teus pecados não me lembro (Isaías 43.25)

Isto é o perdão. É claro que não há como você apagar a sua memória e esquecer o que alguém fez. Não é isso que Deus faz, até porque ele sabe de todas as coisas, não é? Deus não sofre de amnésia! Mas o "não lembrar" significa que você já não leva mais em consideração aquilo que a pessoa fez. Aquilo já não te afeta, não te magoa, não te incomoda cada vez que você lembra. Se quando você recorda de algo feito contra você, se sente mal com aquilo, mesmo que só um pouquinho, significa que ainda há uma mágoa e não houve perdão verdadeiro.

Ser Cristão significa agir da mesma forma que Jesus agia. Da mesma forma que fomos perdoados, devemos perdoar. Isso é tão importante que existem várias passagens Bíblicas sobre o assunto. Veja uma das pregações de Jesus:


Portanto, se trouxeres a tua oferta ao altar, e aí te lembrares de que teu irmão tem alguma coisa contra ti,

Deixa ali diante do altar a tua oferta, e vai reconciliar-te primeiro com teu irmão e, depois, vem e apresenta a tua oferta.
(Mateus 5.23-24)

Deus não vai aceitara nossa oferta, Deus não vai nos aceitar se não estivermos bem com nossos irmãos. E isso não significa que você vai ficar esperando a pessoa vir até você pedir perdão, mas você como filho de Deus deve tomar a iniciativa e ir ter com ela, mesma que você tenha razão.


Ninguém está dizendo que isso é fácil. Mas é algo que deve ser feito. É assim que Jesus faria, e como seguidores de Jesus é o que temos que fazer. Deus usará a medida que medimos as pessoas para nos medir. Então qual é a saída? A saída é usar as medidas de Deus. E a medida de Deus para isso é a misericórdia, a mesma que ele teve por todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário