segunda-feira, 2 de maio de 2011

Você e Deus » A importância do perdão...

A IMPORTÂNCIA DO PERDÃO

Paz seguidoras de Cristo! *-* Hoje eu vou falar sobre O Perdão.

Você já perdoou? Pediu perdão? Ou nem liga pra esse tipo de coisa?

Hum... Será que precisa melhorar “sua concepção” sobre perdoar? Então lá vamos nós...; D



“Deus não perdoa aos que se negam a perdoar os outros”.
(Mt 6:14, 15)

José perdoa à seus irmãos..(Muito + do que uma simples passagem da Bíblia...*-*José tinha nada mais que 17 anos quando seus irmãos o venderam para a escravidão porque sentiam ciúmes e inveja dele em relação ao pai.

Longe de sua família,ele no Egito, conseguiu o “cargo” de supervisor na casa de Potifar (seu senhor/patrão no Egito), mas os problemas estavam só por começar.

A esposa de Potifar, que tentou seduzi-lo, quando foi rejeitada pelo mesmo o acusou de assédio sexual. Então, José foi preso, mas o Senhor que estava sempre com ele o fez supervisor dos presos e lá ele ficou por volta de dois anos.Então, eis que um dia o Faraó teve um sonho e quis que José lhe desse a interpretação do mesmo. E pelo Poder de Deus, José interpretou o sonho corretamente (sim, estou falando dos 7 anos de seca e dos 7 anos das vacas gordas ;D ).Depois disso, José foi colocado em uma posição muito próxima da do Faraó! (UHU)Então, ele começou a cuidar da distribuição dos cereais por todo o Egito. Foi aí que seus irmãos vieram ao Egito para buscar cereais e lá encontraram José.Ele teve muitas oportunidades para se vingar, humilhar e até matar seus irmãos por causa de tudo o que eles fizeram para ele no passado. Mas a Bíblia nos mostra que ele não fez nada disso, ele simplesmente experimentou seus irmãos e, tendo visto o arrependimento deles, recebeu-os com lágrimas e afeto (Gênesis 45:1-15).Eu sei que lamentavelmente algumas pessoas não fariam como José. E não, não é fácil perdoar. Eu percebi isso semana passada ao ter que perdoar uma garota da escola que me xingou, xingou meus colegas de classe e ainda por cima me chamou de “crentinha esquentada”.E se você tem uma certa ou grande intimidade com a pessoa que te magoou pior ainda!

Mas O Papai nos diz através de Sua Palavra que é a Bíblia Sagrada que se nós não perdoarmos aos outros, perdemos o perdão D’Ele! Já imaginou, O Papai não podendo “escutar” sua oração, seu clamor porque seu coração está impuro pela amargura da falta do perdão?


Zeca, a blusa branca e o carvão...
“O pequeno Zeca entra em casa, após a aula, batendo forte os seus pés no assoalho da casa. Seu pai, que estava indo para o quintal para fazer alguns serviços na horta, ao ver aquilo chama o menino para uma conversa.
Zeca, de oito anos de idade, o acompanha desconfiado. Antes que seu pai dissesse alguma coisa, fala irritado:
- Pai, estou com muita raiva. O Juca não deveria ter feito comigo. Desejo tudo de ruim para ele.
Sei pai, um homem simples mas cheio de sabedoria, escuta calmamente, o filho que
continua a reclamar:
- O Juca me humilhou na frente dos meus amigos. Não aceito. Gostaria que ele ficasse doente sem poder ir à escola.
O pai escuta tudo calado enquanto caminha até um abrigo onde guardava um saco cheio de carvão. Levou o saco até o fundo do quintal e o menino o acompanhou, calado.
Zeca vê o saco ser aberto e antes mesmo que ele pudesse fazer uma pergunta, o pai lhe propõe algo:
- Filho, faz de conta que aquela camisa branquinha que está secando no varal é o seu amiguinho Juca e cada pedaço de carvão é um mau pensamento seu, endereçado a ele. Quero que você jogue todo o carvão do saco na camisa, até o último pedaço. Depois eu volto para ver como ficou.
O menino achou que seria uma brincadeira divertida e pôs mãos à obra. O varal com a camisa estava longe do menino e poucos pedaços acertavam o alvo.
Uma hora se passou e o menino terminou a tarefa. O pai que espiava tudo de longe, se aproxima do menino e lhe pergunta:
- Filho como está se sentindo agora? Estou cansado mas estou alegre porque acertei muitos pedaços de carvão na camisa.


O pai olha para o menino, que fica sem entender a razão daquela brincadeira, e carinhoso lhe fala:- Venha comigo até o meu quarto, quero lhe mostrar uma coisa.O filho acompanha o pai até o quarto e é colocado na frente de um grande espelho onde pode ver seu corpo todo. Que susto! Só se conseguia enxergar seus dentes e os olhinhos.O pai, então, lhe diz ternamente:- Filho, você viu que a camisa quase não se sujou; mas, olhe só para você. O mau que desejamos aos outros é como o lhe aconteceu. Por mais que possamos atrapalhar a vida de alguém com nossos pensamentos, a borra, os resíduos, a fuligem ficam sempre em nós mesmos.Cuidado com seus pensamentos; eles se transformam em palavras.

Cuidado com suas palavras; elas se transformam em ações.

Cuidados com suas ações; elas se transformam em hábitos.

Cuidado com seus hábitos; eles moldam o seu caráter.

Cuidado com seu caráter; ele controla o seu destino”


O que significa perdão?A palavra perdão como muitas outras, significa de modo literal remir ou cancelar. Significa liberação ou cancelamento de alguma obrigação.

Agora, pra gente poder entender o significado de perdão dentro da Palavra do Papai, precisamos entender que quem peca deve espiritualmente, correto?A na Bíblia o Papai nos deixa isso bem claro: "e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores" (Mateus 6:12). Uma pessoa se torna devedora quando transgride a lei de Deus (1 João 3:4). Cada pessoa que peca precisa suportar a culpa de sua própria transgressão (Ezequiel 18:4,20) e o justo castigo do pecado resultante (Romanos 6:23). Ele ocupa a posição de pecador aos olhos de Deus e perde sua comunhão com Deus (Isaías 59:1-2; 1 João 1:5-7).Mas Jesus pagou o preço dos nossos pecados, morrendo lá na cruz!Sendo assim, quando nós O aceitamos como único Salvador de nossas vidas e confessamos publicamente que somos pecadores,e nos comprometemos a obedecer a Sua Palavra e a viver conforme a Sua vontade e Não a Nossa,somos livres! Nossos pecados estão todos apagados!\õ
 
Logo o perdão, é o ato em que o ofendido perdoa quem o ofendeu!*-*

É por isso que Deus “esquece” quando PERDOA! E na minha opinião é aí que nós erramos! Por que nós esquecemos temporariamente! Mas sempre tem aquela “coisinha” lá no fundinho da gente, que ora ou outra vai e vem!Aí ficam as magoas, as marcas de amargura, que aos poucos vão tirando nossa comunhão com Deus e nos levando a cometer muitas bobagens!

O Perdão é Condicional?

Sim!O perdão de Deus sim! E sabe por quê? Por que Deus perdoa, de modo que ele não mata o pecador que já aceitou a Jesus como seu Único Salvador, mas Ele exige fé, arrependimento, confissão e batismo para o pecador estranho (vale a pena ler Marcos 16:16; Atos 2:37-38; 8:35-38; Romanos 10:9-10). Já para nós, seus seguidores, cristãos,para que o perdão divino nos seja concedido é preciso REAL arrependimento e mudança de pensamento e atos! Por que senão não vai adiantar de nada!Logo, nós que somos seus seguidores temos que fazer a mesma coisa! Se alguém peca contra você, ele se torna um “transgressor” das leis de Cristo, você o considera um pecador!E se ele se arrepender e vier pedir perdão você não pode fazer nada além de perdoá-lo e esquecer a sua “dívida”!!!*-------------*Ou seja, libertá-lo e se libertar de qualquer tipo de mágoa!Não, não estou dizendo que você TEM de ter uma amnésia quanto às coisas que a pessoa te fez né’ ~~’

Mas e se a pessoa com quem eu tenho contendas e mágoas não vier me pedir perdão?

Acho que nada melhor para responder essa pergunta do que esse versículo:

"Acautelai-vos. Se teu irmão pecar contra ti, repreende-o; se ele se arrepender, perdoa-lhe. Se, por sete vezes no dia, pecar contra ti e, sete vezes, vier ter contigo, dizendo: Estou arrependido, perdoa-lhe" (Lucas 17:3-4)


Jesus deixa bem claro nisso que o perdão deve ser dado à quem se arrepende verdadeiramente e confessa seus erros.E que com o perdão divino acontece a mesma coisa, mas isso não quer dizer que você vai chegar na pessoa com quem você tem lá seus “problemas” e vai falar :“EU TE PERDOO! MAS VOCÊ ESTÁ ERRADO, EU TO CERTO E FIM! ESTÁ PERDOADO.”Hey estás maluco?O.o

Não é bem assim que as coisas funcionam...Perdoar é muito mais do que simplesmente desculpar!Por que a amargura que as magoas nos trazem, deixam marcas!E quebra e muito a nossa relação e comunicação com Deus.A pessoa contra quem se pecou freqüentemente se sente ferida, talvez irada pela injustiça do pecado cometido. O perdão é necessário para a cura espiritual da relação, mas precisamos preparar nossos corações para perdoar. Precisamos aceitar a injustiça do ferimento, a deslealdade do pecado, e ficarmos prontos para perdoar. E mesmo se a pessoa que nos machucou não se arrepender não podemos ficar nutrindo raízes de mágoa, vingança e sentimentos negativos... A Raiva não pode nos dominar...

“Se vocês ficarem com raiva não deixem que isso os faça pecar e não fiquem o dia inteiro com raiva.Não dêem a oportunidade ao Diabo para tentar vocês.”(Efésios 4:26-27)

Jogue fora as suas batatas...

O professor pediu para que os alunos levassem batatas e uma bolsa de plástico para a aula. Ele pediu para que separassem uma batata para cada pessoa de quem sentiam mágoas, escrevessem os seus nomes nas batatas e as colocassem dentro da bolsa. Algumas das bolsas ficaram muito pesadas. A tarefa consistia em, durante uma semana, levar a todos os lados a bolsa com batatas. Naturalmente a condição das batatas foi se deteriorando com o tempo. O incômodo de carregar a bolsa, a cada momento, mostrava-lhes o tamanho do peso espiritual diário que a mágoa ocasiona, bem como o fato de que, ao colocar a atenção na bolsa, para não esquecê-la em nenhum lugar, os alunos deixavam de prestar atenção em outras coisas que eram importantes para eles

Esta é uma grande metáfora do preço que se paga, todos os dias, para manter a dor, a bronca e a negatividade. Quando damos importância aos problemas não resolvidos ou às promessas não cumpridas, nossos pensamentos enchem-se de mágoa, aumentando o stress e roubando nossa alegria. Perdoar e deixar estes sentimentos irem embora é a única forma de trazer de volta a paz e a calma.

Vá lá, perdoe, jogue suas batatas fora e liberte-se!;D•Vale muito a pena ler...

Genesis (37 ao 39 )

Genesis ( 50 –do 14 ao 26 )

Romanos (4:7-8)

Lucas (17:3-4)

Efésios 4

Salmos 39

Colossenses 3

Bom amores, hoje eu vou ficando por aqui,por que o post já está enorme, espero que vocês possam pensar melhor sobre perdoar e pedir perdão,que não deixem a raiva momentânea os levar a cometer grandes erros,que não se sujem como Zeca e que joguem fora todas as suas batatas!*-*

Bom amores, hoje eu vou ficando por aqui,por que o post já está enorme, espero que vocês possam pensar melhor sobre perdoar e pedir perdão,que não deixem a raiva momentânea os levar a cometer grandes erros,que não se sujem como Zeca e que joguem fora todas as suas batatas!*-*


_______________________________________________________________

MUITO OBRIGADO PELA VISITA! VOLTEM SEMPRE QUERIDAS! DEUS ABENÇOE!


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário